segunda-feira, 12 de março de 2012

Conscientização da sustentabilidade
para um futuro melhor
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE



"O ser humano só se torna verdadeiramente humano pela educação" Kant 


Educação

Todos os seres são alvo de um processo educativo. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias, misturamos a vida com a educação.

O termo educação tem origem latina educareque significa ação de formar, instruir, guiar.

É por meio da educação que podemos formar um sujeito ativo e consciente na sociedade que está inserido.

Sustentabilidade

“Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.”






 Diante destes dois conceitos este blog tem por objetivo propor atividades e discutir atitudes para que através da educação da criança de hoje possamos deixar cidadão melhores para o mundo em que vivemos e quem sabe um mundo melhor para os futuros educandos.



15 comentários:

  1. Olá, partabéns pelo bolg! Gostei das notícias..

    ResponderExcluir
  2. Visite o site http://veja.abril.com.br/noticia/economia/o-banco-mundial-verde, lá tem uma reportagem bacana sobre Rio + 20.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, se apresenta de forma clara e sintetizada da função que temos que acordar para a educação e conscientização da nossa ecologia para uma mundo mais sustentável
    Rodrigo Marinho de Menezes A00070

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rodrigo Marinho, fico feliz ao ver que conseguimos alcançar ao objetivo com poucas palavras...a ideia é essa.

      Excluir
  4. O blog de vocês está de parabéns!Apresenta nitidamente conteudos ecológicos para um mundo mais sustentável e direcionado a educação onde cabe a nós professores orienta-los para que sejam conscientes para um futuro melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ccchagas/scavalcante, obrigada...breve postarei novas informações. Darei continuidade ao blog.

      Excluir
  5. Boa tarde!
    Gostei muito dessa post.
    A ideia de associar a sustentabilidade com a educação, apesar de muito lógica, não tem sido foco de campanhas. E não só as crianças, mas também adultos precisam aprender pra transformar.
    Pra mudar de hábitos.
    Pra renovar.
    Parabéns pela ideia e poxa... voltem a ativa!
    Um abraço,
    Jaqueline Nery (Grupo 15)

    ResponderExcluir
  6. Achei bem interessante esse blog, até por que a sustentabilidade tem o foco de preservar para gerações futuras o que temos hoje, assim como a educação que visa instruir para a preservação da vida em sociedade. Sendo assim, esse nexo entre sustentabilidade e educação é um casamento perfeito.

    Osmar Alves Marques, (Grupo 02)

    ResponderExcluir
  7. Destruição em série, é esta ideia que o vídeo passa com muita clareza.
    Quando não cuidamos do que está perto de nós, estas ações se refletem em longa escala.
    Devemos ter um olhar amplo e pensarmos no outro e no espaço a nossa volta, pois cuidar do outro é cuidar de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Pudemos perceber que este blog esteve focado numa discussão sobre a sustentabilidade e a educação. É importante ressaltar que são temas de extrema importância uma vez que não há sustentabilidade sem processo educacional e nem educação que não gere sustentabilidade.

    Muito bom!!!

    Ass: http://riomais20debate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostamos muito do Blog e também deste vídeo da ONG (WWF BRASIL), pois, ele passa a idéia de que devemos nos preocupar cada vez mais com o meio ambiente. Devemos voltar a direcionar nosso foco para que possamos de uma vez por todas tomar decisões rápidas e inteligentes pensando sempre no bem estar de todos, pois, senão tudo aquilo que fizermos de negativo pode atingir a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  10. As educadoras acharam esse vídeo muito bom, pois fala de sustentabilidade, um tema que está em alta na Rio+20. O futuro precisa das crianças de hoje, por isso quanto mais informação melhor. E é isso que esse vídeo faz.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!! apresentação excelente!! A sustentabilidade realmente terá de passar pela educação para que as próximas gerações tenham a visão que os recurso naturais são finitos se humanidade não criar mecanismo de retirar do planete mais recursos que ela pode produzir em um espaço de tempo. Desde o inicio da revolução industrial onde esse processo se intensificou a extração dos recursos naturais chegando nos grandes impactos ambientais dos anos 80 e 90 em contra partida alguns grupos sociais começaram a reagir protestando e se mobilizando, provocando o primeiro fórum mundia sobre isso a Rio-92. Estamos no caminho mas realmente temos que investir em educação para as gerações futuras terem um plante ecologicamente socialmente e economicamente sustentável.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom este vídeo, aborda de uma forma bem criativa a questão da sustentabilidade. E parabéns pela construção do blog que faz questão de enfatizar a importância da relação sustentabilidade/escola.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!!! Um mundo mais sustentável e direcionado a educação onde cabe nos cabe a orientação para despertar cnsciencias de um futuro melhor.

    ResponderExcluir